No ano passado, uma série de novos museus, ampliações e várias reformas em museus, abriram suas portas ao público, acrescentando uma nova dimensão à paisagem cultural ao redor do mundo. Desde a tão esperada reabertura da Neue Nationalgalerie em Berlim, até a fusão do Museu de Arte Jining de Ryue Nishizawa com a paisagem, e o reflexivo Art Depot da MVRDV. Descubra a arquitetura dos mais recentes locais de arte e cultura.
Primeiro "art depot" totalmente acessível do mundo é inaugurado em Roterdã
O Depot Boijmans Van Beuningen, primeiro depositório de arte totalmente acessível do mundo projetado pelo MVRDV, abriu suas portas ao público. A abertura oficial aconteceu em 5 de novembro, e a partir de então o público já pode acessar as dependências do museu. Localizada no Museumpark no centro de Roterdã, Países Baixos, a estrutura possui salas de exposição, um terraço jardim, um restaurante e oferece uma visão dos bastidores do mundo dos museus, tornando as coleções de arte acessíveis ao público.
“A maioria das pessoas o achava feio": David Chipperfield sobre a reforma da Neue Nationalgalerie
Quando David Chipperfield foi questionado sobre o que os visitantes deveriam esperar quando as obras de reforma da Neue Nationalgalerie de Mies van der Rohe em Berlim fossem concluídas, ele disse categoricamente: “Imagine uma Mercedes 1965. É um modelo bonito, sem dúvida, mas que estava caindo aos pedaços devido ao uso incessante e contínuo. Esta obra foi como levar um carro velho no mecânico para que cada uma das peças pudessem ser desmontadas, reparadas e engraxadas e então devolvidas ao seu respectivo lugar de origem para que quando fossemos ligar o motor, ele rodasse como se fosse novo”. Devido aos protocolos de saúde pública impostos como medidas de controle em tempos de pandemia, a cerimônia de reinauguração foi assistida por um número bastante limitado de jornalistas e visitantes, os quais tiveram a oportunidade de caminhar ao lado de Chipperfield sob a novíssima cobertura de aço da Neue Nationalgalerie de Mies. Uma das poucas felizardas a estar presente naquela ocasião, a editora e fotógrafa Gili Merin teve a oportunidade de fotografar o projeto durante o evento que antecedeu a inauguração do pavilhão e entrevistar o arquiteto responsável por trazer esta bela máquina de volta à vida.
O novo museu M + de Hong Kong é um belo estudo em contradição
Na edição desta semana da Metropolis Magazine, a autora Mimi Zeiger explora o novo Museu M+ em Hong Kong, finalmente aberto ao público. "Projetado por Herzog & De Meuron, o impressionante edifício afirma a ascendência cultural da cidade ao mesmo tempo, em que amplia as inevitáveis tensões políticas da região".
Paul Clemence divulga fotografias da nova Kunsthaus Zurich projetada por David Chipperfield
O fotógrafo de arquitetura Paul Clemence divulgou uma série de imagens da recém-inaugurada extensão do museu Kunsthaus Zürich, projetada por David Chipperfield Architects. O anexo é uma adição independente ao antigo museu e abriga uma coleção de obras de arte modernistas, a coleção Bührle e exposições temporárias. A identidade arquitetônica se inspira nas tradicionais fachadas de pedra do museu, bem como em outros edifícios públicos da cidade.
O aguardado e premiado Munch Museum do Estudio Herreros finalmente aberto ao público
Depois de ser premiado com o prêmio máximo no concurso do Museu Munch em 2009, o escritório espanhol de arquitetura Estudio Herreros finalmente concluiu a construção do museu, que abriu suas portas em 22 de outubro de 2021. O tão esperado museu apresentará uma rica coleção de patrimônio e cultura norueguesa e milhares de obras de arte do artista Edvard Munch. O projeto também apresenta um conceito de museu contemporâneo que destaca o papel urbano da arquitetura e a responsabilidade histórica de Oslo e da nação como um todo.
Museu de Arte Pudong projetado pelo Atelier Jean Nouvel abre ao público
O monumental museu revestido de granito do Atelier Jean Nouvel, no distrito de Pudong em Xangai, agora está finalizado e aberto aos visitantes. Rotulado como um "domínio" pelo escritório de arquitetura, o Museu de Arte de Pudong ocupa um amplo terreno de quase 40.000 m² nas margens do rio Huangpu, e oferece aos visitantes um espaço voltado para a cultura, cercado pelo rio e por uma paisagem com grandes árvores.
Museu de Arte Jining de Ryue Nishizawa: formas orgânicas que habitam a paisagem
O Museu de Arte de Jining, projetado pelo arquiteto japonês Ryue Nishizawa na província chinesa de Shandong, combina arquitetura e paisagem em três estruturas unificadas por uma linguagem arquitetônica singular. Imagens do fotógrafo Paulo dos Sousa mostram como o museu se relaciona com o lago e a vegetação adjacentes, enquanto destaca como a cobertura de forma orgânica cria uma série de espaços intermediários que expandem as atividades do museu em direção à paisagem.
Olson Kundig projeta uma Arca de Noé para o Museu Judaico em Berlim
Concluído em 2020, em meio à pandemia, ANOHA- The Children’s World, projetado por Olson Kundig para o Museu Judaico de Berlim, finalmente abriu suas portas para o público. O projeto reinterpreta o mito da Arca de Noé e promove o conceito e as ideias de uma instalação semelhante construída no Skirball Cultural Center em Los Angeles, desenvolvida pelo escritório, então chamado Olson Sundberg Kundig Allen. Mais do que uma experiência espacial, o projeto é um lugar de imaginação e brincadeira que materializa uma fábula universal, oferecendo um ambiente inclusivo para crianças.
Museu da Filadélfia é inaugurado após extenso projeto de renovação liderado por Frank Gehry
O Museu de Arte da Filadélfia abriu ao público no início de maio de 2021, após completar um extenso projeto de renovação e expansão interior de quatro anos liderado por Frank Gehry. A intervenção, apelidada de Projeto Principal, concentrou-se na reforma da infra-estrutura do museu, criando galerias e espaços públicos, deixando o exterior de 1928 intáctil. No culminar de duas décadas de planejamento e arquitetura, o projeto liderado pelo renomado arquiteto cria uma visão convincente para o futuro do museu ao mesmo tempo, em que honra o edifício histórico.